sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Dicas para economizar e otimizar combustível


Acelere e freie devagar. O pedal do acelerador controla o envio de combustível para o motor. E frear com calma permite aproveitar a inércia para retomar a velocidade.

Nunca desça na banguela. Além de ser mais seguro descer uma ladeira com o carro engrenado, o sistema de freios fica sobrecarregado quando o câmbio não está funcionando – e toda sobrecarga demanda combustível extra.

Evite andar na reserva. O baixo nível de combustível leva os resíduos do fundo do tanque para o motor. Eles vão parar nos bicos injetores, que ficam entupidos. 

Mantenha os pneus calibrados. Quem faz a calibragem uma vez por semana pode consumir até 20% menos combustível. Isso porque a resistência do rolamento provocada pelos pneus baixos força o motor. 

Acompanhe o nível de óleo. Quando o óleo lubrificante expira, o motor tem mais dificuldade para funcionar, aumentando o consumo de combustível.  
Não crie obstáculos. Qualquer acessório extra, como os bagageiros de teto, aumenta a resistência do ar e obriga o motor a trabalhar mais. Pelo mesmo motivo, quando estiver acima de 80 quilômetros por hora, evite dirigir com as janelas abertas.
Fique atento ao calor. Quando parado ao sol, o carro fica quente como uma estufa, e vai ser preciso acionar o ar-condicionado por mais tempo para normalizar a temperatura. O truque é rodar um pouco com os vidros abertos, em baixa velocidade, para o ar circular. Só depois ligue o sistema de refrigeração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário