sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Estradas que brilham no escuro


O projeto Smart Highways, criado pelo designer holandês Dan Roosegaarde, pretende revolucionar as estradas no futuro. Nas rodovias inteligentes, os contornos das pistas seriam feitos com tintas especiais que brilham no escuro, dispensando a iluminação. Isto representa uma ótima alternativa para o problema do alto gasto com energia elétrica para manter as estradas iluminadas. Além de garantir uma boa economia de energia, também ajudaria a salvar vidas – como em zonas rurais que não possuem eletricidade, por exemplo. A tecnologia usada nas Smart Highways absorve a luz solar durante o dia, sendo capaz de brilhar por 10 horas durante a noite. 
Para complementar, o projeto prevê ainda a possibilidade de uma pista prioritária, capaz de recarregar as baterias dos veículos elétricos enquanto eles trafegam.  A ideia desse atributo é promover o uso desses veículos sustentáveis, que às vezes deixam de ser uma opção justamente pela necessidade de serem carregados com uma certa frequência.
Outro ponto interessante das Smarth Highways é a possibilidade de fornecer informações aos motoristas sobre as condições da pista. Se as temperaturas estão muito baixas, por exemplo, a rodovia reagiria com símbolos de flocos de neve, indicando que a pista pode estar escorregadia.
O projeto já ganhou alguns prêmios, mas ainda é só um protótipo. A ideia está sendo desenvolvida em parceria com uma grande construtora, e há grandes planos de torna-la viável o mais breve possível. 






Via in3

Nenhum comentário:

Postar um comentário