terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ford Focus ST Sound Symposer


          Para muitos entusiastas por automóveis, o som emitido pelo motor de um automóvel é tão  importante quanto a sua capacidade de acelerar. O som do ar passando pela admissão do motor nos veículos aspirados, o zunido da turbina em carga plena, e o ronco do escapamento, são verdadeiras bombas de adrenalina e emoção. Não tem como explicar: simplesmente empolga. E ponto.  E isso não é novidade para algumas montadoras, como a Ford.

          Visando melhorar a experiência auditiva de quem dirige o Focu ST, versão esportiva do hatch médio, a marca instalou um novo escapamento variável no modelo — tecnologia que já não é uma grande novidade, mas que ajudará a enaltecer a sinfonia do 2.0 EcoBoost.

          “Os motoristas do Focus ST querem escutar o motor ‘cantando’ quando eles aceleram tudo”, explica Bjoern Boettcher, especialista de qualidade do som dos veículos da Ford europeia. “Nossos carros são projetados para serem silenciosos no interior, então tivemos que fazer alguns truques para resolver essa questão. É aí que entra o Sound Symposer”, completa.

          O Sound Symposer é composto por uma tubulação de escapamento que pode ter o direcionamento do seu fluxo variado de acordo com a posição do pedal do acelerador. Quando o máximo de desempenho é exigido, o fluxo do escapamento é alterado e passa por dutos dentro do painel, aumentando o som do propulsor no interior da cabine. Confira abaixo o vídeo que a Ford fez para promover o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário