terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Fuja do calor no trânsito


A combinação de trânsito e calor pode causar problemas bem mais graves do que o convencional estresse. Muito tempo no trânsito e no calor pode levar a desidratação. Gerando sonolência, fadiga, tontura, e um eventual desmaio. Faz com que o indivíduo perca a concentração e o raciocínio rápido, podendo causar um acidente.

Mesmo no verão, o ambiente de trânsito ajuda ainda mais a aumentar o calor. A sensação térmica dentro do veículo pode ser até 5°C mais quente do que a real temperatura. Isso ocorre por causa do motor quente e pelo ambiente fechado. A irradiação solar também pode causar queimaduras de primeiro grau e pode levar o indivíduo ao câncer de pele. Lesões oculares também são comuns nessas situações. É recomendada sempre a proteção ocular com os óculos escuros.

Para evitar os problemas mais cotidianos, a solução é simples:  Se hidratar o máximo possível, repondo potássio e sódio. Comer alguma fruta e beber bastante água é recomendado em qualquer situação, no trânsito não é diferente. Isotônicos também ajudam.

Desidratação não é o único perigo. Queimaduras de primeiro grau também são causadas nessas situações. Problemas simples podem até gerar um câncer de pele. É recomendado o uso de filtro solar.

Se o calor estiver muito forte, é aconselhável usar roupas leves. Bermuda, regatas e sandálias. Evitar terno e gravata. Não se esqueça de proteger a cabeça. Um chapéu ajuda a evitar problemas causados pelo sol. Evite pegar o trânsito entre as 10h e às 16h, quando a exposição de raios ultravioletas é maior.
Estacionamento quente
As vagas na sombra são as mais disputadas, e com razão. Estacionar debaixo do sol   mesmo que por pouco tempo  pode deixar o carro muito quente. O recomendado é abrir as portas e deixar o vapor quente de dentro do veículo sair, esse processo não leva mais do que cinco minutos. Ligar o ar-condicionado também ajuda. É importante realizar esse processo, pois o ar quente contêm gases prejudiciais a saúde que emanam de tudo que tem no interior do carro. Com o veículo em movimento, basta fechar os vidros e manter o ar-condicionado ligado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário