quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Cambio automático

Cada vez mais as montadoras estão incluindo versões com cambio automático em seus modelos de veículos. 

O que é um cambio automático é um sistema empregado em automóveis para troca de marchas realizada pelo sistema de transmissão do automóvel  que detecta a relação entre a velocidade ( km/h) e a  rotação do motor (rpm) para decidir pela troca automática da marcha.


FUNCIONAMENTO, VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CÂMBIO AUTOMÁTICO
Ao contrário do sistema de câmbio manual onde se trabalha com engrenagens de tamanhos diferentes e engatadas individualmente, no câmbio automático utiliza-se o sistema de engrenagens planetárias, elas possuem tamanhos diferentes, mas todas elas estão sempre engatadas entre si, a relação da força é dada de acordo com a ordem que essas engrenagens estão conectadas.

VANTAGENS 
• Facilidade
• Conforto
• Segurança
• Maior durabilidade do motor e de todos os componentes da transmissão (caixa, eixos, diferencial, etc).

DESVANTAGENS: 
• Maior consumo (na tecnologia convencional de conversor de torque e engrenagens planetárias; novas tecnologias como a CVT ou sistemas de embreagem automática não apresentam aumento no consumo em relação ao câmbio manual)
• Custo elevado em relação ao câmbio mecânico (essencialmente pela baixa procura; observa-se o oposto em países nos quais a popularidade do cambio automático é maior que a do câmbio manual, como nos Estados Unidos).

CONFIGURAÇÃO DO CÂMBIO AUTOMÁTICO
Geralmente o câmbio automático apresenta as seguintes opções:
• P - Park: para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel. Bloqueia as rodas de tração
• R - Reverse: marcha-a-ré.
• N - Neutral: ponto morto. Posição que pode ser usada ao dar a partida e desligar. Não bloqueia as rodas de tração.
• D - Drive: para movimentar o veículo para frente, usado na maior parte do tempo de direção.
• 4 - 3 - 2 - 1: Posições que permitem o bloqueio das marchas 4, 3, 2 e 1. O bloqueio é usado em situações extremas quando o veículo troca várias vezes de uma marcha para outra. Por exemplo, em um aclive acentuado, ao se colocar na posição 2, impede-se o veículo de automaticamente trocar para a posição 3. Dessa forma bloqueia-se uma posição de marcha específica e não ocorre a troca automática entre elas. O mesmo procedimento é usado no freio motor.

COMO DIRIGIR UM CARRO COM CÂMBIO AUTOMÁTICO
O carro automático veio para facilitar a vida do motoristas, principalmente os motoristas que dirigem nas grandes cidades onde a troca de marchas é constante e as paradas são freqüentes.
Os câmbios automáticos hoje em dia são super confiáveis e totalmente seguros e tem um excelente custo beneficio.
Veja abaixo o que representa as letras nos câmbios dos carros automáticos:
• P - Park: para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel. Bloqueia as rodas de tração
• R - Reverse: marcha-a-ré.
• N - Neutral: ponto morto. Posição que pode ser usada ao dar a partida e desligar. Não bloqueia as rodas de tração.
• D - Drive: para movimentar o veículo para frente, usado na maior parte do tempo de direção.
• 4 - 3 - 2 - 1: Posições que permitem o bloqueio das marchas 4, 3, 2 e 1. O bloqueio é usado em situações extremas quando o veículo troca várias vezes de uma marcha para outra. Por exemplo, em um aclive acentuado, ao se colocar na posição 2, impede-se o veículo de automaticamente trocar para a posição 3. Dessa forma bloqueia-se uma posição de marcha específica e não ocorre a troca automática entre elas. O mesmo procedimento é usado no freio motor.

Agora que você já conhece cambio veja como dirigir o carro:
• Pise no freio
• Dê a partida no motor
• Desligue o freio de mão
• Aperte o botão da alavanca e posicione a alavanca do cambio na posição D
• Vá soltando o pedal do freio aos poucos e o carro vai começar a se movimentar
• Acelere aos poucos e ele irá aumentando a velocidade.
• Quanto mais você acelerar mais ele vai aumentar a velocidade e mudar as marchas na hora exata.
• Para parar o carro solte o pedal do acelerador e vá apertando o pedal do freio aos poucos e ele irá reduzir as marchas e frear o carro ao mesmo tempo.
• Quando o carro estiver parado posicione a alavanca do câmbio na posição P e solte o pedal do freio.

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