terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ele só falta falar...


               ABS e airbags certamente já devem fazer parte do seu vocabulário, mas a cada dia que passa, mais coisas vão surgindo e com elas surgem as siglas e os nomes estranhos. É melhor  nos familiarizarmos com elas, pois estas, estão se incorporando aos automóveis mais equipados.
               Os motoristas menos experientes podem ficar tranquilos, pois agora existem diversos tipos de softwares e pequenos processadores que auxiliam os motoristas nas situações mais complicadas  até as mais simples.
               Com essa evolução super-rápida que os carros estão sofrendo, em pouco tempo o carro vai conversar com você. Mas, antes que ele fale com você, vamos apresentar um pouco das 5 mais recentes invenções a serviço do condutor e dos passageiros a bordo.

INVENÇÃO 1 – Sensor de ponto cego
Muitos acidentes ocorrem devido ao ponto cego, que é quando o motorista não consegue ver se tem um outro carro ou moto por perto. Esse sistema avisa se existe um veículo no ponto cego e liga uma luz no retrovisor exterior. Ele funciona devido a sensores instalados no para-choques traseiro que detectam a aproximação de um carro atrás ou ao lado. Quando o condutor aciona o pisca, o mecanismo avisa com uma luz e emite um sinal sonoro.

INVENÇÃO 2 – Detector de saída de faixa.
Quando as rodas tocam as faixas contínuas ou tracejadas da faixa o sistema emite um som e faz vibrar o volante e o banco.  Isso é possível devido às câmaras no retrovisor interno e no para-choque que “leem” a faixa de rodagem.

INVENÇÃO 3 – HUD (Head Up Display)
O HUD é um painel que se situa à frente do motorista e que projeta informações no para-brisa do veículo.  Alguns deles ficam escondidos e quando o motor é acionado ele sai para fora para ficar situado junto à base do para-brisa no campo de visão do motorista. Em outros modelos é como se fosse um projetor que fica no painel e faz a projeção no para-brisa mesmo.

INVENÇÃO 4 – Frenagem de emergência
Esse sistema funciona através de um laser instalado no espelho retrovisor interno, que controla a via por onde o veículo circula. Se o carro anda a uma velocidade baixa de até 30 km/h, o sistema detecta veículos e obstáculos e aciona o freio, imobilizando o veículo.
Será que funciona?

INVENÇÃO 5 – Drive Alert
Para aquelas pessoas que fazem viagens muito longas esse é um dispositivo que deixa o motorista sempre alerta, controlando os movimentos, em especial no período noturno quando o sono ameaça a sua atenção durante o percurso.
Ele consegue detectar se o motorista demonstra sinais de cansaço durante a condução. A cada duas horas ininterruptas ao volante o sistema dá um aviso e sugere uma pausa para descanso.



               Existem diversos outros dispositivos, qual a sua opinião sobre eles? Quais desses você gostaria de ter no seu carro?







Nenhum comentário:

Postar um comentário