terça-feira, 17 de julho de 2012

PININFARINA



                Neste mês, perdemos um dos principais designers da Ferrari. Ele projetou quase todas as Ferraris desde 1950 e cujo nome ainda é sinônimo de alguns dos carros mais glamorosos do mundo.


               Sergio Pininfarina (Turim, 8 de setembro de 1926 a 3 de Julho de 2012), herdou de seu pai Gian Battista, um ex-fabricante de carruagens em Turim, que fundou a casa de design de automóveis a empresa Pininfarina, que tornou-se famosa nos anos trinta pela elegância das carroçarias que elaboravam, sobretudo pelo desenho vanguardista, atingindo um sucesso que perdura até os dias de hoje.


                Gian Battista também iniciou a conexão Ferrari em 1952, mas Sérgio acabou por gerir a maioria dos projetos comuns e transformou um negócio que era artesanal em um nome de reconhecimento mundial.


               

              
  Um dos modelos preferidos de Sérgio era o inovador modelo coupe Cisalfa, de 1947, projetado por seu pai após a 2º Guerra Mundial, hoje ele se encontra no Museu de Arte Moderna de New York-USA.
               Devido a méritos em atividades sociais, Pininfarina foi nomeado senador vitalício na Itália. Além de desenvolver carros, ele foi visionário em várias áreas, como por exemplo: a criação do primeiro túnel de vento na Itália, em 1972, também um dos primeiros do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário