sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Apaixonados por mecânica


        Os mais apaixonados por mecânica costumam se aventurar com a caixa de ferramenta, um manual e o motor de seu automóvel. Desmontar, limpar, montar de novo. Para os que gostam, essa atividade é extremamente prazerosa, demorada e trabalhosa. É justamente que o vídeo abaixo… Não mostra!

        A montagem foi feita no estilo “stop-motion”, onde toda a sequência de imagens é realizada por fotos — um processo que certamente levou alguns dias para ser realizado — e mostra a desmontagem e montagem completa de um motor quatro cilindros com carburação dupla. Porém, com uma luminosidade adequada e música animada, a ação faz todos os passos trabalhosos e longos parecerem práticos e muito mais rápidos do que realmente são.

        Virar um bloco diversas vezes, trocar o conjunto de pistões e bielas, aplicar o torque certo nas peças, regular as folgas de válvulas e reconectar todo o motor no cofre do veículo… Parece simples, mas não é. De qualquer forma, o vídeo é uma ótima ilustração de todo esse passo a passo em um motor antigo.  O toque de humor fica para o final, onde, aparentemente, algumas peças ficam esquecidas. Sem dúvidas, vale assistir.






LIQUIDA COUROTEC