quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Crianças a bordo.



            Os acidentes de trânsito são a primeira causa de morte de crianças e adolescentes entre 1 e 14 anos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Medidas simples de prevenção, como o uso da cadeirinha, diminui o risco em mais de 70%. Todo cuidado é pouco quando se fala dos pequenos que fazem a nossa alegria. 

Confira algumas dicas para levar as crianças com todo cuidado:


» Bebês com até um ano ou que pesem até 13 quilos devem ocupar, obrigatoriamente, cadeirinhas conhecidas como “bebê conforto”, posicionadas com as costas voltadas para a frente do automóvel, no banco de trás. 

» Crianças entre um e quatro anos, ou que pesem de nove a 18 quilos, devem ocupar cadeirinhas de segurança de frente para o automóvel e na posição vertical. 


» Crianças entre quatro e sete anos e meio, ou de 18 a 36 quilos, devem usar um assento de elevação no banco de trás que permita o ajuste correto do cinto de três pontos à criança (a fita não deve ficar sobre a barriga ou na altura do pescoço). O assento não pode ser substituído por almofadas nem travesseiros.

» Crianças que tenham entre sete anos e meio e dez anos, com altura mínima de 1,45m, devem permanecer no banco traseiro, utilizando o cinto de segurança de três pontos.

» Se o número de crianças menores de dez anos exceder a capacidade do banco traseiro, a criança mais alta pode ocupar o banco da frente desde que utilize a cadeirinha. Esse caso também se aplica aos veículos que possuem apenas banco dianteiro.

» Se você possui pick-up, nunca leve crianças na caçamba.

» Utilize travas especiais para crianças em veículos de quatro portas.